Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Aplica-se à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)6, e indica conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN)7, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

PARA REFLETIR

Quando iniciar o debate sobre o currículo na rede, algumas questões podem ajudar na reflexão e início dos trabalhos

Questões para debate:

• para onde deve se direcionar a educação;
• o que e como ensinar;
• que sociedade queremos;
• como imaginamos que as crianças e adolescentes devem ser no futuro;
• que escola precisamos;
• o que os gestores precisam considerar
para dirigir a rede ou a escola; ! É preciso saber que sempre haverá divergências e o que se busca não é um consenso total, mas um acordo necessário dos princípios básicos que vão reger a educação da rede. ! Ampliar os conhecimentos sobre as diretrizes curriculares compreendendo o seu processo histórico, os marcos legais e suas necessidades para a garantia dos direitos à Educação.