Jaguaré recebe equipe da superintendência regional para treinamento sobre captura de escorpiões

Os animais peçonhentos, como os escorpiões, aranhas e lagartas, estão cada vez mais adaptados ao ambiente do homem devido ao crescimento acelerado dos grandes centros. Por isso, é preciso que toda a população, saiba quais medidas adotar para evitar acidentes e mortes por envenenamento.

De acordo com dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Jaguaré já registrou aproximadamente 200 acidentes com escorpiões no ano de 2021, o que coloca o município entre os com maior número de casos em toda a região norte do estado.

Na última sexta-feira, Agentes Municipais de combates à Endemias, receberam a equipe da Superintendência Regional de Saúde, para participar de um treinamento sobre a captura de escorpiões.

O treinamento, que foi realizado em propriedades rurais em Nossa Senhora de Fátima e em Santo Antônio de Pádua trouxe bastante resultado: “em um dos locais que estivemos, foi capturado 115 escorpiões no espaço de 30 minutos” informou Elder Camilo Langa, responsável técnico no combate à endemias em Jaguaré.

O período do ano em que se aproxima o verão, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam principalmente em entulhos. Os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes. De acordo com o manual do Ministério da Saúde, não é recomendável uso de produtos químicos para controle, pois o mesmo tem efeito de desalojar o animal, além de tornar ele mais agressivo, ocasionando o aumento de acidentes.
Se você foi vitima de acidente com escorpião, procure a unidade de saúde mais próxima.

Data de Publicação: segunda-feira, 08 de novembro de 2021