Ações emergenciais contra dengue continuam em Jaguaré

A prefeitura de Jaguaré continua com as ações emergenciais de combate à dengue, bem como de conscientização à necessidade de prevenção da doença e ao mosquito transmissor, Aedes Aegypti. Os números de casos notificados e positivos da dengue vem apresentando constante aumento no município, desde o início do ano.

Em função desse aumento, foi iniciada, esta semana, uma série de ações emergenciais por meio das secretarias municipais de Gabinete, Saúde, Obras, Meio Ambiente e Educação. Estão sendo realizadas palestras e orientações aos estudantes das escolas municipais, ações de intervenção em terrenos públicos para limpeza, além das equipes de endemias, que tem intensificado as ações de combate ao mosquito. Outras ações são o uso ampliado do carro fumacê e a retirada de entulhos de terrenos baldios.

Tenda contra dengue

Nesta sexta-feira, 22, uma equipe da Vigilância em Saúde montou uma tenda na praça em frente à Prefeitura para orientações e demonstrações sobre como acondicionar garrafas, pneus e outros utensílios em casa. As pessoas que passavam também recebiam panfletos e informações dos agentes.

Os agentes realizaram também uma visita ao comércio do Centro com distribuição de panfletos e outras orientações. As principais medidas apontadas pela Secretaria de Saúde para prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti são a retirada de água de vasos de plantas e manter lixeiras fechadas.

Ações em escolas

Outra ação da Prefeitura de Jaguaré foi realizada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. A bióloga Fabrícia Souza dos Santos Santana realizou palestras na EMEF – Escola Municipal de Ensino Fundamental de Barra Seca e Emef Cipriano Cocco e Novo Tempo.

A servidora falou sobre a importância da conscientização em combater o mosquito e as medidas de prevenção, que foram abordadas com a apresentação de slides e diálogo com os alunos, que puderam aprender, ainda, sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue.

Números atualizados

A Vigilância em Saúde atualizou os números da dengue, em Jaguaré. Até sexta-feira, dia 22, foram confirmados 142 casos notificados e 17 confirmações, enquanto 120 aguardavam resultados dos exames. A Prefeitura continua alertando a população para a necessidade de manter todos os cuidados necessários para impedir a proliferação do mosquito evitando água parada e eliminando os focos.

Secretaria de Saúde apresenta balanço parcial

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaré divulgou esta semana, os números da primeira quinzena de abril. A equipe da Secretaria começa atuar com mais capacidade de ação descentralizada já que, nos últimos meses, o foco foi a preocupação com a pandemia de covid-19 e, agora, se prepara para dar continuidade e ampliar outras ações, entre elas o combate à dengue.

Nos 15 primeiros dias do mês de abril deste ano, a Secretaria de Saúde registrou os seguintes números em atendimento, procedimentos, transportes e hospitalizações:

•          276 procedimentos oftalmológicos agendados;

•          376 pacientes transportados nos veículos da Secretaria de Saúde em 50 viagens realizadas;

•          2.172 requisições de autorização de exames de laboratórios e exames de imagens, totalizando 8.317 procedimentos;

•          3.171 atendimentos na Unidade Mista de Internação, sendo 2.236 atendimentos de médico clínico, 159 de médico ginecologista/obstetra e 776 de médico pediatra, uma média diária 211 pacientes atendidos;

•          20 internações, 09 partos sendo 6 partos normais e 3 cesarianas;

•          107 transferências de pacientes para hospitais de referência;

•          Na farmácia básica foram dispensados um total de 179.872 medicamentos.

       

 

Data de Publicação: sexta-feira, 22 de abril de 2022

GALERIAS DE FOTOS

Ações emergenciais contra dengue continuam em Jaguaré

22/04/2022

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Jaguaré é de Segunda à Sexta 08:00 às 11:00 e 12:30 ás 17:00

Fale Conosco

Telefone: (27) 3769-1555
E-mail: ouvidoria@jaguare.es.gov.br

Endereço

Av. 09 de Agosto, n° 2326,
Centro - Jaguaré/ES - CEP: 29950-000