Jaguaré em guerra contra o mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Jaguaré realizou nesta terça-feira, 03, mais uma ação de combate à Dengue. Devido às ocorrências de casos da doença registrados nos últimos meses no município, a Coordenação da Vigilância em Saúde da Secretaria tem intensificado as ações. O objetivo é reduzir a possibilidade de infestação do mosquito Aedes Aegypti atacando locais que podem representar potencial de proliferação.

Como continuidade, nesta terça foi realizado um trabalho especial que começou na parte da manhã com a capacitação dos agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde. Os representantes da Superintendência Regional da Secretaria Estadual de Saúde, referências técnicas em arbovirose, Délcio Alves e Ceniro Cerqueira, ministraram a capacitação, que foi realizada em parceria com a Coordenação de Vigilância em Saúde de Jaguaré.

Ações estratégicas

À tarde, os agentes saíram para o trabalho de pulverização no Bairro Seac, de onde só sairão quando pulverizarem em todas as ruas, um trabalho que vai levar de quatro a cinco dias. Depois seguem para o Bairro Palmital. Esses são os bairros de Jaguaré que apresentam os maiores números de casos de dengue.

“Orientamos um trabalho nos bairros com equipes de 4 membros conversando, orientando os moradores e borrifando nos quintais das casas, após a permissão do proprietário. Mas, é bom lembrar que só esse trabalho não basta. É preciso a cooperação dos moradores com a nossa atuação. Os moradores precisam ter o costume de observar seus quintais, pelo menos de dois em dois dias para retirar os depósitos evitando que se acumule água”, ressaltou Délcio Alves.

Na ação que está sendo realizada em jaguaré, os agentes estão combatendo o mosquito utilizando uma estratégia com pulverizações em UBV Leve (Ultrabaixo Volume Leve), com o inseticida Cielo, não prejudicial à saúde humana. Essa intervenção é considerada mais eficaz que o uso do carro fumacê. Durante a manhã, os agentes de combate à dengue fazem o trabalho de orientação e eliminação dos focos de dengue, a partir das vistorias em imóveis e pontos específicos.

   

Data de Publicação: terça-feira, 03 de maio de 2022

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Jaguaré é de Segunda à Sexta 08:00 às 11:00 e 12:30 ás 17:00

Fale Conosco

Telefone: (27) 3769-1555
E-mail: ouvidoria@jaguare.es.gov.br

Endereço

Av. 09 de Agosto, n° 2326,
Centro - Jaguaré/ES - CEP: 29950-000