Prefeitura de Jaguaré alerta para horário da coleta do lixo

Para melhorar a coleta domiciliar de lixo, a Prefeitura de Jaguaré, por meio do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que é responsável pela coleta no município, comunica os dias e horários da coleta para os setores da cidade. O objetivo é atender à necessidade de otimizar o recolhimento do lixo orientando os moradores sobre os horários do caminhão coletor.

De acordo com o calendário do Saae, os caminhões compactadores passam nos bairros de segunda-feira até sábado. Os horários de passagem são divididos em dois turnos. Em alguns bairros, as equipes de coleta passam entre até 07h às 10h30 e, em outros, até 12h às 15h30. Aos sábados, o caminhão coletor circula entre até 12h e 15h30. Para a Avenida 09 de Agosto há um sistema de operação especial. O recolhimento é realizado em três horários ao logo da avenida: 6h; 9h e 15h30.

O diretor do Saae, Valmir Cristo, destaca a importância de respeitar o horário de passagem do caminhão coletor e faz um apelo aos moradores. “Queremos pedir aos moradores que não descartem o lixo na rua depois do horário de passagem dos caminhões ou aos domingos e feriados. Com a colaboração da população depositando o lixo no local, no dia e no horário certos, de acordo com o calendário, a cidade ficará sempre limpa. Então, todos temos que estar atentos aos horários de recolhimento para que Jaguaré, uma cidade tão linda, possa estar sempre sem lixo nas ruas”, ressalta Valmir, lembrando que aos domingos e feriados o caminhão compactador não passa nos bairros, apenas na Avenida 09 de agosto no Centro e no hospital.

Descartando o lixo na hora e na forma correta, o morador evita a sujeira nas ruas o que gera proliferação de baratas, ratos e outros animais. Além disso, evita que, em dias de chuva, o lixo cause entupimento na rede de esgoto ocasionando alagamentos. O Saae aconselha, também, que se instale lixeiras elevadas na calçada para evitar que o saco gatos ou cachorros rasguem as sacolas. Em Jaguaré 14 coletores e 03 caminhões coletadores de lixo atendem à população executando as rotas nos turnos da manhã e da tarde. São recolhidas, por mês, cerca de 175 mil toneladas de lixo domiciliar.

Fique atento ao horário da coleta de lixo

O morador que tiver dúvidas e sugestões, ou precise de outras informações sobre a coleta de lixo em Jaguaré pode ligar para o Saae pelo número (27) 3769-1222. Outra forma do cidadão participar com sugestões e denúncias, além de esclarecer dúvidas, é pelo canal da Ouvidoria, ou e-sic, no site da Prefeitura: www.jaguare.es.gov.br/e-ouv ou www.jaguare.es.gov.br/e-sic. A Ouvidoria é um canal de participação da população para manifestações como dúvidas, sugestões, denúncias e informações sobre instituições, entidades, agentes públicos (políticos ou servidores), referente a serviços e atendimentos realizados pela Prefeitura Municipal de Jaguaré. É um importante meio para quem utiliza os serviços públicos na administração municipal.

Fique atento ao horário da coleta de lixo

Data de Publicação: terça-feira, 10 de maio de 2022