Homicídios em Jaguaré têm redução de 53% no primeiro semestre de 2022

Jaguaré segue conquistando números positivos em relação à segurança pública. Assim como houve redução de homicídios em 2021 comparando com 2020, o município apresentou redução de mais de 50% no número de homicídios no primeiro semestre deste ano comparado com o primeiro semestre de 2021. Os crimes contra a vida continuam em baixa graças a uma eficiente atuação da Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal.

Foram oito assassinatos registrados nos primeiros seis meses do ano contra 17 no mesmo período do ano passado – uma redução de 53%. Os números positivos da redução de homicídios, desde a criação da 18ª Companhia Independente, se deve à intensificação das operações, segundo o subcomandante da Companhia, Capitão Jun San Lee.

“Tivemos uma redução positiva, principalmente nos bairros periféricos, onde sabemos que existem conflitos. Por exemplo, entre os bairros Boa Vista e Seac que vivem os problemas com o tráfico de drogas e, consequentemente, um maior número de tensão, nós aumentamos o número de operações possibilitando maior número de apreensões de entorpecentes e armas de fogo e maior número de detenções se comparado como ano passado também” destaca o capitão Lee.

Estratégias

Segundo o subcomandante. Outra ação estratégica que contribuiu para a redução dos índices de violência foi a criação do GA – Grupo de Abordagem, que é uma força tática, formada por um grupo especializado.

“Basicamente as ações do GA são estratégicas. Eles ficam nos locais de maior incidência de problemas para fazer as abordagens e levantar informações e prender esses tipos de criminosos, homicidas, traficantes. Então isso ajudou muito. O GA efetuou diversas prisões. Inclusive, na Festa do produtor Rural eles aprenderam 2 quilos de cocaína e conseguiram a apreensão de três armas de uma só vez. Foram muitas apreensões”, relata o capitão.

Além do Grupo de Abordagem, outra ação da 18ª Companhia Independente que contribuiu para a redução dos índices de criminalidade – em especial o número de homicídios, em Jaguaré, foi a Operação Colheita. As operações no interior foram intensificadas com o intuito de evitar roubos e homicídios na zona rural. Foram levantados pontos estratégicos para a realização dessas estratégias.

Segurança durante a Festa do Produtor

A sensação de segurança durante os quatro dias da realização da Festa do Produtor Rural foi destacada por autoridades e visitantes. “Em relação à festa, nós optamos por uma estratégia de cercar todo o complexo do Parque de Exposições na parte externa  com duas ou três viaturas e, na parte interna, nós posicionamos militares em pontos estratégicos de forma a que todos os militares tivessem um campo de visão completo do evento, além dos rádio comunicadores”.

A ação ostensiva da Polícia Militar nas partes externa e interna do local da festa garantiu a sensação de segurança que gerou bastante congratulações da sociedade, já que não houve nenhum registro. “Não tivemos nenhum registro criminal, nenhum furto, nenhum roubo, nenhum homicídio. Então a estratégia funcionou muito”, comemora o capitão Lee.

 

      

Data de Publicação: terça-feira, 12 de julho de 2022

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Jaguaré é de Segunda à Sexta 08:00 às 11:00 e 12:30 ás 17:00

Fale Conosco

Telefone: (27) 3769-1555
E-mail: ouvidoria@jaguare.es.gov.br

Endereço

Av. 09 de Agosto, n° 2326,
Centro - Jaguaré/ES - CEP: 29950-000