Jaguaré passa a contar com Estação Meteorológica

Jaguaré passa a contar a partir desta semana com um equipamento de última geração para melhor precisão no monitoramento visando à previsão do tempo para a região. Trata-se da instalação da estação de monitoramento climatológico automática. O equipamento foi instalado na tarde desta quarta-feira, 20, no Bairro Mata Atlântica, área do estacionamento do Sindicato Rural, por se tratar de um local adequado para esse tipo de equipamento.

A operação técnica de instalação da Estação Meteorológica foi realizada pelos técnicos da empresa contratada pela Defesa Civil, Lienge - Linhares Engenharia, José Geraldo Ferreira da Silva e o engenheiro Jorge Luiz Martins Pereira e o representante da Defesa Civil estadual, subtente Bertoldi, acompanhados pelo coordenador municipal da Defesa Civil de Jaguaré, Sérgio Rubens de Farias. A Estação Meteorológica é fruto de uma parceria entre a Defesa Civil Estadual e a Prefeitura de Jaguaré.

Informações locais com precisão

Para que não haja interferência na coleta dos dados, a estação deve ficar em local sem obstáculos próximos, que poderiam interferir na aferição dos dados. Os equipamentos foram adquiridos pela Defesa Civil estadual. O objetivo é conseguir diagnósticos mais precisos favorecendo a emissão de alertas, além de ajudar a melhorar a previsão do tempo.

“A vantagem desse equipamento é que você ganha uma informação de alta precisão de todos os parâmetros meteorológicos para o município, dentro do município. São informações sobre chuva, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento, pressão atmosférica, radiação e uma série de outras informações específicas da sede do município, que são muito importantes para a Defesa Civil e para a Agricultura”, afirmou José Geraldo Ferreira.

Alertas

Os dados levantados pela Estação Meteorológica de Jaguaré serão compartilhados no site da Defesa Civil Estadual, bem como de outras estações pelo Estado. “Esses dados aferidos com maior precisão serão importantes para melhor atuação da Defesa Civil para que possamos nos antecipar e emitir alertas em casos de, por exemplo, deslizamentos de terra, inundações, e também sobre áreas de risco, possibilitando o nosso grande objetivo que é recuperar vítimas e salvar vidas. Com esse equipamento poderemos nos antecipar com mais eficiência às situações que podem causar tragédias”, destacou o subtenente Bertoldi.

A Estação Meteorológica de Jaguaré já está emitindo dados para a Coordenação da Defesa Civil do Estado e passará a disponibilizar as informações em breve, assim que todos os softwares da estação forem configurados, tornando os dados de acesso ao público. As estações meteorológicas são aparelhadas com equipamentos que aferem a temperatura (termômetro), o vento (anemômetro), a chuva (pluviômetro), a pressão atmosférica (barômetro), a radiação solar (piranômetro) entre outras variáveis de tempo e clima.

      

  

Data de Publicação: quarta-feira, 20 de julho de 2022

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Jaguaré é de Segunda à Sexta 08:00 às 11:00 e 12:30 ás 17:00

Fale Conosco

Telefone: (27) 3769-1555
E-mail: ouvidoria@jaguare.es.gov.br

Endereço

Av. 09 de Agosto, n° 2326,
Centro - Jaguaré/ES - CEP: 29950-000