Vem aí o VII Festival de Bandas e Fanfarras de Jaguaré

VII Festival de Bandas e Fanfarras promete movimentar Jaguaré no dia 24 de setembro; Secretaria Municipal de Cultura se prepara para receber 10 bandas de todo o Estado, que irão apresentar coreografias e repertórios variados

14 de setembro de 2022 às 14h29.

O VII Festival de Bandas e Fanfarras promete movimentar Jaguaré no dia 24 de setembro. A Prefeitura Municipal de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no dia 24 de setembro, na Praça Multiesportiva Nicolau Falcheto, a tradicional festividade que reúne bandas de todo o Estado. O evento terá início às 16h, no Centro da cidade.

Após dois anos sem ser realizado, por causa da covid-19, o festival de bandas de Jaguaré vai contar com a participação de 10 bandas de algumas regiões do Estado, com danças acrobáticas e ballet clássico, coreografias com bandeiras e corpo musical, as bandas prometem movimentar a cultura e atrair um bom público para assisti-los.

O objetivo principal do evento é estimular o trabalho de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes, mediante as apresentações, incentivar as iniciativas musicais, o aprimoramento de métodos e técnicas. Para o secretário municipal de Cultura, Elias Viana, o envolvimento em atividades como as bandas e fanfarras contribuem para o desenvolvimento do indivíduo promovendo cooperação mútua e autodisciplina, que ajudam na formação integral das pessoas.

“Temos o apoio integral da Administração para manter e ampliar os trabalhos da banda. Recentemente mudamos para uma sede própria, onde podemos desenvolver com mais qualidade os projetos musicais. Queremos lembrar à população de Jaguaré que a banda está disponível para todos. Os pais que quiserem oferecer aos seus filhos uma atividade saudável, que gera disciplina e contribui com a formação integral do indivíduo, basta procurar a Secretaria de Cultura”, destacou o Elias Viana. O número de contato para mais informações da Secretaria de Cultura é (27) 99735-3512.

O festival é realizado sob a supervisão de uma banca de jurados que avaliam cada grupo nos quesitos “Musical” e “Apresentação” e, no final, entrega as observações para o maestro, que fica responsável em analisar e concertar cada erro cometido durante a apresentação. O objetivo preparar a banda para futuros concursos, desfiles e festivais.

Avaliações

Musical

- Conjunto: são avaliados repertório, harmonia, melodia, ritmo e interpretação durante o período de apresentação.

- Sopro: avalia-se afinação, dificuldade técnica, tempo/precisão rítmica, articulação e dinâmica.

- Percussão: são avaliadas afinação, dificuldade técnica, técnica instrumental, precisão rítmica.

Apresentação

- Uniformidade e instrumental: são avaliados a uniformidade propriamente dita e a conservação da indumentária do conjunto e nos detalhes, tais como: calças; túnicas; lamares; cintos; talabartes bem cuidados e ajustados; calçados; botas; polainas (quando houver); barretinas; bonés; quepes; boinas e chapéus.

- Marcha: são observados o rompimento da marcha, a movimentação de pernas e pés, com a devida anatomia, sincronismo e marcialidade.

- Cobertura: são observadas também a cobertura correta das colunas e a regularidade do intervalo entre elas;

- Alinhamento: observa-se o alinhamento correto das fileiras ou frações, bem como a regularidade da distância entre elas;

- Garbo e Elegância: Durante o deslocamento é avaliado o garbo que o conjunto ostenta, através da expressão facial dos componentes que traduz a atitude mental.

As bandas que vão participar, no final irão receber um troféu e um certificado de participação. E, para fechar com chave de ouro o Festival de bandas e Fanfarras de Jaguaré, a banda musical de marcha do município, Bammuja, vai encerrar as apresentações.

“Nós da cultura estamos com uma expectativa muito grande nesse evento, estamos preparando uma festa bem organizada para receber as 10 bandas inscritas que vão abrilhantar com um grande show de cores, sons e danças. O festival de bandas do nosso município é uns dos mais importantes do Estado do Espirito Santo, ao nível do campeonato estadual que, inclusive em 2019, foi realizado em Jaguaré”, ressaltou o maestro da Bammuja, João Paulo Rigo Barros.

A Bammuja, atualmente está composta por 40 integrantes iniciantes, e realiza um trabalho de atração de jovens para suas atividades. A banda existe há 12 anos e já conquistou troféus estaduais e nacional. A Bammuja foi campeã nacional na cidade de Iguaba Grande no Rio de Janeiro em 2015.

    

 

ACOMPANHE A PREFEITURA

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 08h às 11h e 12:30 às 17h

Telefone

(27) 3769-1555

Endereço

Av. 09 de Agosto, n° 2326, Centro - Jaguaré/ES - CEP: 29950-000

E-mail

ouvidoria@jaguare.es.gov.br

Localização

Copyright © 2022 Prefeitura Municipal de Jaguaré. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.