Número de casos de covid volta a subir e Jaguaré alerta para volta da prevenção

Com aumento do número dos casos de covid-19, Secretaria Municipal de Saúde realiza ação de vacinação e alerta sobre importância de medidas de prevenção e imunização em Jaguaré; números de casos apresentaram alta preocupante nas últimas semanas

24 de novembro de 2022 às 11h06.

Um novo e surpreendente aumento de casos de covid-19 no Brasil e a preocupação com o aparecimento de novas variantes do coronavírus acenderam o alerta no Estado e em Jaguaré. A Secretaria de Saúde do município volta a lembrar a população sobre a importância da vacinação para evitar o agravamento da doença, além do retorno às medidas de prevenção, como uso constante de álcool e de máscaras em locais de aglomeração.

O aumento do número de casos de covid no período do início da Copa do Mundo de Futebol reforça a necessidade de redobrar os cuidados. Isso devido às costumeiras reuniões de grupos de amigos e familiares para assistirem aos jogos da seleção, que pode representar um risco de aumento ainda maior de transmissão do vírus. Como precaução, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar neste sábado, 26, uma ação de vacinação na unidade ao lado da Unidade Mista de Internação – UMI, entre 08h e 11h30 da manhã. Outras vacinas do calendário vacinal também estarão disponíveis.

Prevenção

A melhor forma de prevenção é completar o esquema vacinal contra a covid-19. Todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS do município seguem com o sistema de vacinação de pessoas a partir dos 3 anos de idade. Para saber os dias e horários de vacinação da Covid de cada UBS basta acessar o site jaguare.es.gov.br e as redes sociais da Prefeitura - @prefeituradejaguarees (Instagram) e prefeiturajaguarees (Facebook).

De acordo com o último Boletim Informativo da Covid-19, divulgado pelo Setor de Imunização da Coordenação de Vigilância em Saúde do município, Jaguaré registra 28.906 notificações, 8.663 casos confirmados e 41 exames ainda aguardam resultados. A cidade também já teve 61 óbitos pela doença.

“A Secretaria de Saúde de Jaguaré tem registrado aumento do número de casos da covid-19 nesta última semana e estamos acompanhando o crescimento dos casos no cenário estadual. O momento exige muita prudência devemos manter os hábitos adquiridos durante a pandemia como lavagem das mãos, uso de máscaras em locais fechados e de aglomeração, testagem em casos de aparecimento de sintomas gripais e o mais importante completar o esquema vacinal contra a doença, principalmente com as doses de reforço” destaca a secretária de Saúde do município, Itatiane Cristina Lana Carvalho de Andrade.

Vacinação

Nos últimos meses, o município registrou queda na vacinação e o Boletim Informativo mostra que, em Jaguaré, a vacinação contra a covid-19 registra queda principalmente nas doses de reforço. É importante lembrar que o esquema vacinal em Jaguaré atinge o público de 12 a acima de 60 anos de idade.

Para adolescentes de 12 a 17 anos é realizado um reforço quatro meses após a primeira dose. O esquema vacinal para o público de 18 a 59 anos após quatro meses da segunda dose é realizado o primeiro reforço e quatro meses após o primeiro reforço aplica-se a segunda dose de reforço. Acima de 60 anos, o primeiro reforço é feito 3 meses após a segunda dose.

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

• Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

De segunda à sexta, das 08h às 11h e 12:30 às 17h

Av. 09 de Agosto, n° 2326, Centro - Jaguaré/ES - CEP: 29950-000

ouvidoria@jaguare.es.gov.br

Copyright © 2022 Prefeitura Municipal de Jaguaré. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria