Prefeitura de Jaguaré inicia revitalização e paisagismo em áreas públicas

Objetivo é oferecer ao cidadão recuperação de áreas e melhorias paisagísticas, além de outras iniciativas; espécies arbóreas como ipês, quaresmeiras e manacás serão utilizados nas ações

30 de novembro de 2022 às 17h04.

O trecho da Avenida Nove de Agosto, próximo ao Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – Mepes/Escola Família Agrícola, começou a ganhar um toque especial. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semma iniciou na manhã desta quarta-feira, 30, os trabalhos de revitalização e paisagismo de áreas públicas na cidade.

A iniciativa faz parte do projeto Propaisagem, que integra um plano maior de ações relacionados em um sistema integrado de melhorias, que são ferramentas que a Secretaria de Meio Ambiente vai implantar no município com o objetivo de, principalmente, recuperar áreas verdes, implementar melhorias paisagísticas, recuperar áreas degradadas, melhorar a qualidade da água dos córregos e promover reflorestamento no município.

Projetos de recuperação

Além do Propaisagem, o sistema também engloba os projetos Pronascentes e Proreflorestar. Nesta primeira fase, A Secretaria de Meio Ambiente busca a recuperação paisagística urbana reintegrando o verde à paisagem urbana de maneira adequada e eficiente. As espécies utilizadas serão o manacá e a quaresmeira, além de ipê. Serão 96 mudas das duas espécies distribuídas em 450 metros de extensão.

“Essas espécies vão nos fornecer dados de comportamento para levarmos o projeto de forma adequada para os bairros. A intenção é trazer um pouco mais de vida, de verde, de flores e de colorido pra cidade, que é uma coisa que temos carência. Dessa forma, vamos poder desenvolver mais a cultura de valorizar as áreas naturais conferindo prazer em passear na cidade e desenvolver a autoestima de nossos cidadãos e também ações turísticas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Ezídio Bassso.

O Pronascentes tem o objetivo de desenvolver ações que alcancem melhorias na qualidade das águas do município, minimizando consequências em períodos de estiagem, além de coibir ações negativas sobre nascentes. O Proreflorestar busca incentivar a recomposição do solo e do ciclo das águas restabelecendo a cobertura vegetal em parceria com o produtor rural fornecendo insumos, assistência técnica, orientação e acompanhamento técnico.

 

      

ACOMPANHE A PREFEITURA

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 08h às 11h e 12:30 às 17h

Telefone

(27) 3769-1555

Endereço

Av. 09 de Agosto, n° 2326, Centro - Jaguaré/ES - CEP: 29950-000

E-mail

ouvidoria@jaguare.es.gov.br

Localização

Copyright © 2022 Prefeitura Municipal de Jaguaré. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.